5 formas de melhorar a performance do seu Windows

Seguindos algumas dicas, você pode manter seu computador rodando bem. Neste post vou falar como você pode usar algumas ferramentas que estão disponíveis no Windows XP Service Pack 3 (SP3) e no Windows Vista, mantendo seu computador em dia e assegurando sua privacidade enquanto estiver online.

Liberando espaço em disco

Só de liberar um pouco de espaço em disco, você já melhora a performance do seu computador. A ferramenta Disk Cleanup Tool serve exatamente para isso. O utilitário identifica os arquivos que você pode apagar com segurança, e faz com que você possa escolher o que você gostaria de apagar dos arquivos identificados.

Use o Disk Cleanup para:

  • Remover arquivos temporários de Internet.
  • Remover Programas que foram baixados da internet (como por exemplo Controles ActiveX e Applets Java).
  • Limpar a Lixeira
  • Remover arquivos temporários do Windows
  • Remover componentes opcionais do Windows que você não usa.
  • Remover programas instalados que você não usa mais

Dica: Normalmente, os arquivos temporários de internet são os vilões de espaço em disco. O Internet Explorer faz um cache de cada página que você visita.

Para usar o Disk Cleanup

1. Click em Iniciar, All Programs, Acessórios, Ferramentas de Sistema e click no Disk Cleanup (vou colocar o nome em portugues depois, pois sempre usei Windows em Inglês). Se existerem vários drives disponíveis você deverá escolher um dos disponíveis que você quer liberar espaço.

2. Na janela do Disk Cleanup, selecione o conteúdo dentro de Files to delete list que você gostaria de apagar.

3. Desmarque os check boxes dos arquivos que você não quer apagar e click OK.

4. Você deve confirmar os arquivos que você gostaria de apagar, clickando Yes/Sim.

Após alguns minutos, o processo termina e a janela do Disk Cleanup fecha, deixando seu computador com mais espaço em disco e perfomando melhor – na maioria dos casos.

Melhorando a performance de acesso aos dados

Fragmentação de Disco retarda a peformance total do seu sistema. Quando arquivos estão fragmentados, o computador deve buscar no HD quando um arquivo é aberto e juntar suas partes. Ou seja, o tempo de reposta é normalmente maior comparado com um computador que está com seu Disco Desfragmentado.

Disk Defragmenter é um utilitário do Windows que consolida arquivos e pastas fragmentados do HD de seu computador. Quando seus arquivos estão guardados sem fragmentação a leitura e escrita dos mesmos acontece de uma forma mais rápida.

Quando usar o Disk Defragmenter?

A Microsoft recomenda rodar o Disk Defragmenter durante intervalos regulares, como por exemplo uma vez ao mês, mas existem outras ocasiões onde você deve rodar o programa:

  • Quando você adiciona uma quantidade grande de arquivos em seu HD de uma vez.
  • Quando seu espaço livre em disco é menor ou igual a 15% da capacidade total dele.
  • Quando você instala novos programas ou até mesmo uma nova versão do Windows.

Para usar o Disk Defragmenter:

1. Click Iniciar, All Programs, Accessories, System Tools, e click Disk Defragmenter.

2. Na janela do Disk Defragmenter, click nos drives que você quer desfragmentar, e click em Analyze. Após o disco ser analisado, uma janela aparecerá, esta janela dirá a você se você precisa ou nao desfragmentar o drive que foi analisado..

Dica: Você deve analisar um disco antes de desfragmentar o mesmo, assim você terá uma estimativa de quanto tempo levará para o processo de desfragmentação terminar.

3. Para desfragmentar o drive selecionado, click no botão Desfragmentar ou Defragment em Inglês. Nota: No Windows Vista, não existe interface gráfica que demonstra o progresso.

Após a desfragmentação terminar, o Disk Defragmenter mostrará o resultado.

4. Para ver as informações detalhadas do desfragmentação, click View Report.

5. Para fechar o View Report, click Close.

6. Para fechar o Disk Defragmenter utility, click Close button.

Detectando e reparando erros no disco

Alem de usar o Disk Cleanup e o Disk Defragmenter para melhorar a performance do seu computador, você pode checar a integridade dos seus arquivos usando o utilitario chamado Error Checking.

Apenas de utilizar o HD, o mesmo pode criar Bad Sectors (sertores ruins, que atrasam a performance do disco). Alem de atrasar a performance do disco, Bad Sectors podem atrasar o simples processo de salvar um documento de Word ou até mesmo impossibilitar de que um arquivo seja copiado para o seu HD. O utilitário Error Checking scanea o HD por Bad Sectors, e scanea o sistema de arquivos em busca de erros em seus arquivos e pastas.

Se você usa seu computador diariamente, você deve utilizar este utilitário ao menos uma vez por semana, com isso, ele pode ajudar a prevenir a perda de dados ou até mesmo uma parada inesperada do sistema.

Para abrir o utiliário Error Checking:

1. Feche todos os arquivos abertos.

2. Click Iniciar, e depois Meu Computador.

3. Na janela Meu Computador, click com o botão direito do mouse no HD que você quer scanear por Bad Sectors e click em Propriedades.

4. Na janelas Propriedades, click na tab Tools/Ferramentas.

5. Click Check Now.

6. Na Janela Check Disk, selecione o check box que scanea e tenta recuperar bad sectors e click em Start/Iniciar.

7. Se o utilitário encontrar bad sectors, escolha para reparar-los, em algumas versões do Windows esta opção fica no botão FIX.

Dica: Apenas selecione a opção “Automatically fix file system errors” check box se você acha que seu disco contem bad sectors.

Prevenindo-se contra spywares

Spywares coletam informações pessoais sem que você saiba ou sem sua permissão. De websites que você visita com usuários e senhas, spyware pode colocar você e sua informação confidencial em risco. E pra completar, spyware pode comprometer a performance de seu computador. Para combater o spyware, você deve confiderar o uso do Microsoft Windows Defender, que já vem instalado no Windows Vista, e está disponivel para download para o Microsoft Windows XP SP2. Claro, que esta solução é a recomendada pela Microsoft, porem existem outros aplicativos anti-spyware gratuitos na internet.

ReadyBoost

Se você está usando o Windows Vista, você tem a opção de usar o ReadyBoost para deixar seu sistema mais rápido. Um novo conceito em adicionar memoria ao sistema, que possibilita a você de usar a non-volatil falsh memory – como um pen drive USB ou um memory card – para melhorar a performance do seu sistema sem ter que abri a máquina e adicionar a mais memoria.Leia mais sobre o ReadyBoost.
Este post é uma tradução com algumas adaptações do seguinte artigo da Microsoft.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s