Porque a Microsoft anda com medo do Linux

Microsoft está assutada. Even Ballmer disse a usuários da plataforma que eles podem pular o Vista, o que diz tudo o que você precisa saber sobre a falha da Microsoft com o Vista. “O que os usuarios podem fazer?” eles disseram. “Mudar para Linux ou Macs? Ha!”. Era assim. E continua.

Hoje, os maiores fabricantes de PC estão vendendo netbooks a torto e a direito, e tres a cada dez já saem de fabrica rodando Linux. Preston Gralla observou algo interessante, “Microsoft não está apenas preocupada em ceder 30 porcento do mercado de netbooks para o Linux. Está preocupado também se as pessoas se acostumarem com o Linux em seus netbooks, eles podem levar em consideração a compra de uma versão de Linux para seus desktops também. Dickie Chang, analista na empresa de pesquisas IDC em Taipei disse a Bloomberg: “É uma ameaça real a Microsoft. Dá uma oportunidade aos usuários de usarem algo novo, mostrando a eles que existe uma alternativa.

Exatamente, e por isso que a Microsoft esta correndo com Windows 7 o mais rapido que eles podem, pois assim teriam a nova versao do Windows rodando em netbooks.

Para todos os empolgados com o Windows 7, o mais proximo que alguem vera o Windows 7 será no ano que vem (2009). Isto é uma eternidade comparando o Windows com o Linux. O Linux já é melhor que o Vista e igual ao melhor sistema da Microsoft para desktops. Windows XP SP3. Quando o Windows 7 for lançado, Ferdoa, openSUSE e Ubuntu deverão ter lançado duas versão (ao menos) de seus sistemas, os melhorando mais ainda.

Windows é um dinossauro lento competindo com os mamíferos Linux. E não é uma corrida que eu acredito que o Windows ganhará.

O Linux já é mais estável, mais seguro, muitas vezes mais rápido no boot, e muito mas muito mais barato que o Windows. Com tantos esforços para transformar o Linux um sistema operacional “user friendly” e conquintar o mercado de desktops, eu não me preocuparia da possibilidade do Windows 7 varer o Linux dos desktops. Mas eu posso ver porque a Microsoft está preocupada com o Linux estar ganhando, vamos dizer uns 30% do mercado de desktops ou até mesmo uma fatia maior, dependendo do sucesso do Windows 7.

Os dias em que a Microsoft dominava o mercado de desktops parecem estar contados e o Windows 7 é uma tentativa frenética da Microsoft de impedir o inevitavel.

3 Respostas para “Porque a Microsoft anda com medo do Linux

  1. Realmente a Microsoft não dita mais as regras do mercado, agora o mercado dita as regras e a Microsoft tem que segui-las, mas nem sempre eles podem se adaptar à velocidade exigida pelo mercado.

    Muitos vão dizer: o Linux existe desde 1991, muito antes do lançamento do primeiro sistema operacional Windows para desktops (Windows 95) e até agora não conquistou o mercado.

    Eles estão certos, mas esquecem-se de levar algumas questões em consideração como:
    * Linux passou anos como sendo apenas um hobbye.
    * Somente em 1995 o Linux ganhou uma versão final, anteriormente só haviam versões betas.
    * Linux passou muitos anos destinados apenas a entusiastas e servidores.
    * Linux ingressou no mercado desktop apenas em 2000, época onde o Windows para desktops já estava em sua terceira versão (Windows 95, Windows 98 e Windows Me) e o Windows XP já estava sendo desenvolvido.
    * O Linux iniciou competindo no desktop de forma inferior ao Windows XP.

    Hoje o Linux avançou muito, e muito mais rápido que o Windows conseguiu. Ele já pode ser considerado melhor que a última versão do Windows, o Vista, e em testes realizados (se não me engano pela RadarTux) a versão de desenvolvimento do Ubuntu 9.04 bateu a versão de desenvolvimento do Windows, o Seven, em vários quesitos.

  2. Pingback: Ubuntu no Nexus 7 apertando apenas um botão « tech.not.logic·

Deixe um comentário