versão 3.0 da universal serial bus (USB) lançada

Revelada ontem no USB Implementers Forum, o USB 3.0 pode suportar teoricamente a velocidade de transferencia de até 4.8Gbps – 10 vezes mais rápida que a USB 2.0.

O novo padrão, também conhecido como SuperSpeed USB, também gera a expectativa de trabalhar melhor o consumo de energia na USB o que pode ajudar na vida útil da bateria de um laptop por exemplo.

“Hoje os consumidores usam conteudo multimidia e grandes arquivos digitais e precisam que estes arquivos sejam facilmente transferidos do PC para o dispositivo e vice-versa. SuperSpeed USB atende as necessidades de todos, de um técnico, executivo à até um usuario domestico,” disse Jeff Ravencraft, presidente do USB Implementers Forum (USB-IF).

O USB-IF espera que o USB 3.0 esteja disponivel nos computadores no próximo ano (2009), com produtos usando a nova tecnologia – aproximadamente uma decada após o lançamento da USB 2.0. De acordo com USB-IF, os primeiros produtos que terão suporte a tecnologia serão HD externos, Flash Drivers, Cameras Digitais e MP3 players.

A nova tecnologia funciona em portas antigas, assim como acontece com um USB 2.0 quando é plugado em uma porta USB 1.1, lógicamente, a velocidade será limitada assim como acontece hoje.

As empresas que participaram do desenvolvimento do USB 3.0 incluem Intel, HP, Microsoft, ST-NXP Wireless, NEC e a Texas Instruments.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s